Depressão é Falta de Deus?


O preconceito social em relação às doenças emocionais, ainda é muito grande, existe uma exigência de que a felicidade seja constante e de que todos estejam bem o tempo todo. Essa visão está mais relacionada a parecer feliz, como uma estética social, do que ser feliz em essência. Nesse contexto, a angustia por não estar feliz o tempo todo, é cada vez mais presente na vida das pessoas.


Apesar do que muitas pessoas pensam, não existe apenas um tipo de Depressão. Como eu disse no primeiro texto, a depressão pode ter várias características e sintomas. O mal-estar causado pela depressão é um sintoma de que algo precisa de atenção, e precisa ser investigado. Assim como observar que as doenças físicas também estão relacionadas à nossa saúde emocional.


A Depressão pode atingir qualquer pessoa, muitas vezes começa camuflada nas dores do dia a dia.

Às vezes, o desânimo recorrente, a falta de energia para cumprir as atividades e a dificuldade em formular objetivos, podem denunciar um quadro de Depressão. Passa a ser normal as reclamações diárias, os pensamentos fatalistas e a sensação de vazio. Sabe a sensação de que algo ira transbordar ou ruir?


Mesmo assim existe uma grande resistência em cuidar desse mal-estar. É comum esses sentimentos e sintomas serem desqualificados por outras pessoas e inclusive pela família. Frases como: “Depressão e falta de trabalho” “Isso é frescura” “É falta de Deus”. Na verdade, quando identificamos a dor do outro, tomamos contato com as nossas dores, e definitivamente, muitos não estão preparados para isso.


Por esse motivo, na dúvida, é importante ir a um profissional que vai ouvir sem julgamento e investigar os sintomas junto a você. Infelizmente a iniciativa em procurar ajuda vem apenas quando a situação está insustentável, ou quando já passou por todos os lugares possíveis e inimagináveis e nada adiantou.


Quero deixar aqui o questionamento, como você se sente? Quais são as emoções que dominam seus dias. Como você tem se sentido em relação às pessoas, e os compromissos que precisa cumprir? Defina sua vida em uma palavra?



Até mais.


Por: Bárbara M. Rodrigues
Psicóloga Clínica - CRP:06/105054
Contato: (11) 96390-0702


Comentários

  1. Gostei muito do texto Bárbara, parabéns! Hoje em dia, as pessoas tem mania de terceirizar a culpa, espiritualizar tudo (quando dizem que é falta de Deus), e isso só adia o tratamento; alias, até acho que fazem isso na intenção de adiar o tratamento, pois sabem que o tratamento exige mudança, sair da zona de conforto, né?
    Muito legal, parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas